GAE: Como fazer o troubleshooting?
O que fazer se algo parar de funcionar ?
Em um sistema tradicional "on premisse", normalmente faríamos o seguinte:- "Logamos" no servidor
- Começamos a investigar o sistema operacional, a aplicação e os logs.
No caso do GAE, da plataforma do Google, a recomendação é a seguinte:
Verifique o status do App Engine
Antes de se "descabelar" e começar a procurar o problema na sua aplicação, verifique o status da plataforma App Engine, através da seguinte página:https://status.cloud.google.com/
Você pode assinar o RSS Feed no rodapé da página, para receber os status de forma automática.
Verifique o Google Admin Console
http://console.developers.google.comNa página inicial você também pode verificar o status geral de todos os serviços da plataforma. Além disso, verifique o status de suas instâncias do GAE, suas versões, tráfico e quota.
Páginas importantes do Admin Console
Para monitoramento diário use:
- dashboard (página inicial)
- página de instâncias (GAE--> "Instâncias")
- página de quotas (GAE -->"Detalhes das Quotas")
- páginas de log (Monitoramento-->"Registros")
- página de configurações do app
- página de versões
Verifique os logs
Na página de logs, podemos ver os logs gerados pelos "requests" e também logs "customizados", ou seja, gerados manualmente dentro do código. É possível filtrar pelos diferentes níveis de log (crítico, erro, etc):
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