Leading The Transformation - Applying Agile and DevOps Principles at Scale





Meu principal "take away" deste livro:

A principal mensagem que eu tirei deste livro foi com relação à abordagem de como se implantar "Agile e princípios de DevOps" em uma empresa de grande porte (time de desenvolvimento > 100 pessoas). 

Em uma abordagem mais tradicional de implantação, a implantação começaria no nível de "time" de desenvolvimento, iniciando em um pequeno time, usando um projeto como "piloto" e a partir das experiências e aprendizados deste time, ir expandindo para toda a corporação.

O livro defende uma abordagem diferente, mais holística. Ele defende que a implantação deve iniciar em um nível mais alto dentro da organização, tendo os executivos/gerentes liderando a transformação.

Estes caras deveriam estabelecer os "business objectives" e rodar um processo de melhoria contínua.

O foco deveria ser no planejamento, criando um framework de priorização do trabalho entre os times de acordo com os objetivos de negócio. A partir disto, deve-se criar uma dinâmica de integração do trabalho dos times, onde é possível aplicar técnicas de DevOps (CI / CD, trunk base development, feature toggles, etc). O foco deve ser também na eliminação dos principais gargalos, como por exemplo, criando automação para a fase de testes (QA) ou mesmo otimizar a fase de "discovery" e para isso é fundamental a medição dos "cycle times" (tempo gasto em cada fase).

...Ou seja, o livro propõe uma visão mais ampla de implantação, ao invés de iniciar em pequenos nichos e tentar escalar. A ideia é tirar o foco do time, tentando controlar como eles rodam o processo "ágil" e deixá-los executar da maneira que eles acreditam ser melhor e focar energia na integração do trabalho de forma geral.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o conceito de Error Budget: como o Google lida com o downtime

Analista de sistemas – z/VM

Sqlite e o Windows Phone 8.1 Silverlight